Cursos optativos publicados no Diário Oficial da cidade de São Paulo, publicado em 20/07/2013.
COMUNICADO Nº 48, DE
04 DE JULHO DE 2013.
O
Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação São Miguel, no
uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da
Diretoria de Orientação Técnica DOT-P COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO: “Desafios do texto
informativo na Educação Infantil”.
JUSTIFICATIVA
Considerando:
o Documento denominado “Contexto, Diretrizes e Ações – considerações sobre o
currículo e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na Rede
Municipal de São Paulo: contexto e perspectivas”, que define as prioridades
para a cidade, especificamente quanto a fortalecer a gestão da Educação Infantil
que tem consonância com o conjunto de políticas educacionais voltadas à
valorização da infância;
o
processo histórico da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de São
Paulo;
Propomos
o Curso Optativo “Os desafios do texto informativo na Educação Infantil”, para
Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino
Fundamental I que atuam nos CEIs e EMEIs” para discussão das finalidades e dos
diferentes modos de ler na sociedade a partir da construção de critérios de
escolha de livros e planejamento de boas práticas de leitura.
OBJETIVOS
Construir
um conjunto de critérios para escolha de bons livros informativos;
Construir
procedimentos para o trabalho com textos informativos;
Planejar,
realizar e avaliar boas situações de leitura com textos informativos;
Tematizar
práticas de leitura.
CONTEÚDOS
Critérios
de escolha de livros informativos;
Práticas
de leitura com textos informativos;
Comportamentos
leitores;
Construção
de procedimentos para compartilhar a informação encontrada no percurso de
leitura e pesquisa;
METODOLOGIA
Os
encontros foram elaborados de forma a se constituírem em espaços de reflexão e
elaboração individual e coletiva de conhecimentos, onde se evidenciam a
importância da participação ativa do Professor em todo processo de:
-
Leitura e análise de textos;
-
Trabalhos em grupo;
-
Trabalhos de pesquisa autônomos;
-
Debates orientados;
-
Análise e elaboração de sequências didáticas.
PÚBLICO ALVO
Professor
de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
atuantes nos CEIs e nas EMEIs pertencentes à Diretoria Regional de Educação São
Miguel.
NÚMERO DE VAGAS
TURMA
A: 30 vagas – tarde TURMA B: 30 vagas –
noite TURMA C: 30 vagas – tarde TURMA D: 30 vagas – noite
CARGA HORÁRIA
16
horas presenciais.
CRONOGRAMA DOS
ENCONTROS
TURMA
A - Datas: 07/08, 28/08, 11/09 e 25/09 - Horário: das 14h às 18h
TURMA
B - Datas: 07/08, 28/08, 11/09 e 25/09 - Horário: das 19h às 23h
Turma
C – Datas: 02/10, 23/10, 06/11, 27/11 - Horário: das 14h às 18h
Turma
D – Datas: 02/10, 23/10, 06/11, 27/11 - Horário: das 19h às 23h.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
- Agosto
a Novembro de 2013.
RECURSOS
Humanos:
Regentes- Estela Maria dos Santos – RF 573.309.0/2 / Gislayne de Carla Ferro –
RF 573.318.9/3 / Simone
Costa
Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0/1
Materiais:
Computador; Projetor de imagem; caixa de som, microfone; Livros Informativos;
Textos informativos.
LOCAL - Diretoria Regional
de Educação – São Miguel – Núcleo de leitura, situada na Av. Nordestina, 747 –
São Miguel.
INSCRIÇÕES
As
inscrições serão realizadas por formulário on-line enviado para o e-mail das
escolas, o qual deverá ser devolvido ao setor de DOT-P – DRE MP, e-mail: karinepozzo@prefeitura.sp.gov. Obs.:
Serão aceitas inscrições somente até o preenchimento do número de vagas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua baseada no atendimento da frequência de 100%, na
execução das tarefas. O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para não
satisfatório e “S” para satisfatório. A frequência será de 100% e contendo a
realização
das
tarefas dos encontros.
CERTIFICAÇÃO Farão jus ao
certificado os participantes que obtiverem conceito mínimo S (satisfatório) e
frequência de 100%.
REGENTES
-
Estela Maria dos Santos – RF 573.309.0/2; Gislayne de Carla Ferro – RF 573.318.9/3; Simone
Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0/1 ÁREA PROMOTORA - DRE São Miguel / DOT P -
Supervisão
DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO
Nº 52, DE 04 DE JULHO DE 2013.
O
Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de São Miguel,
no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da
Diretoria de Orientação Técnica DOT-P, COMUNICA a realização do Curso Optativo “O que é ser professor de
crianças pequenas? Desafios e especificidades do educador da infância”.
JUSTIFICATIVA
A
docência na Educação Infantil apresenta aspectos similares e também
diferenciadores da docência dos demais níveis de ensino. Ser professor de
crianças pequenas exige uma reflexão profunda sobre uma concepção de criança
que reconheça o que é próprio da infância e ainda considere os pequenos como
cidadãos que produzem culturas e são nela produzidos. Diante dessas
especificidades, e de acordo com as propostas dos documentos produzidos pela
Rede Municipal de Educação, referenciais nacionais e suportes teóricos de outros
autores da área, visamos com a realização desse curso contribuir para a qualificação
da formação e para o repensar das práticas dos educadores que atuam nas
Unidades Educacionais - CEI e EMEI. Por que a escolha de trabalhar como
educador da infância? Quais saberes e fazeres são indispensáveis à atuação do
professor na Educação Infantil? Questões como essas irão suscitar importantes
discussões acerca da garantia dos direitos das crianças pequenas e da
valorização do educador da infância.
OBJETIVOS
-
discutir sobre as concepções de infância/criança e suas relações com as
práticas pedagógicas;
-
refletir sobre aspectos da singularidade da docência na Educação infantil;
-
compreender a importância dos diferentes atores envolvidos nos processos de
acolhimento e desenvolvimento das crianças (famílias, professores e demais
educadores da Unidade Educacional);
-
discutir o conceito de práticas educativas cuidadosas;
CONTEÚDOS
-
Concepções de infância e criança;
-
Relações com as famílias e demais atores da Unidade Educacional;
-
Práticas educativas cuidadosas;
-
O planejamento, o registro e a escuta das vozes das crianças
-
saberes e fazeres necessários do educador da infância.
METODOLOGIA
-
Reflexões acerca de concepções e práticas a partir de diversos recursos:
vídeos, imagens, de transcrição das falas das crianças;
-
Leitura e reflexão de textos;
-
Produção coletiva.
PÚBLICO ALVO
Professores
de Educação Infantil e Professores de Educação Infantil e Fundamental I, que
atuam nas Unidades de CEI e EMEI da DRE São Miguel.
NÚMERO DE VAGAS
30
vagas (Turma A) 30 vagas (Turma B) 30 vagas (turma C)
CARGA HORÁRIA - Carga horária total:
15 horas presenciais
CRONOGRAMA DOS
ENCONTROS
Turma
A: 29/08, 05/09, 12/09, 19/09 e 26/09.
Horário:
das 19h30 às 22h30
Turma
B: 27/08, 17/09, 24/09, 01/10 e 08/10.
Horário:
14h00 às 17h00
Turma
C: 03/10, 10/10, 17/10, 24/10 e 31/10.
Horário:
das 19h30 às 22h30
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De agosto a outubro
RECURSOS - Humanos: Regentes-
Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0 v1 e Cristiane
Damasceno Nunes de Carvalho – RF 723.676.0 v1
Materiais:
Computador; Projetor de imagem; caixa de som, microfone; vídeos e imagens de
transcrição das falas das
crianças.
LOCAL - Centro de Formação
(CEFOR) - DRE São Miguel - situado no prédio da Subprefeitura de São Miguel
Paulista, Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, nº 76 – Vila Jacuí- São
Paulo/SP
INSCRIÇÕES
Enviar
e-mail para Karinepozzo@prefeitura.sp.gov.br, contendo a ficha de inscrição
enviada para a Unidade educacional, devidamente preenchida.
AVALIAÇÃO
Por
meio da análise da participação expressa pelos conceitos “NS” para não
satisfatório e “S” para satisfatório, considerando a aferição da frequência de
100%.
CERTIFICAÇÃO
Os
Professores que obtiverem participação considerada satisfatória expressa pelo
conceito “S” e frequência mínima de 100% das horas presenciais receberão
certificado de participação no curso.
REGENTE
Simone
Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0 v1 Cristiane Damasceno Nunes
de Carvalho – RF 723.676.0 v1
ÁREA PROMOTORA DRE São Miguel/ DOT-
P
DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.50, DE 04 DE JULHO DE 2013
O
Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação São Miguel, no
uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da
Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO “O processo de ensino e de
aprendizagem da Matemática para o desenvolvimento de habilidades”.
JUSTIFICATIVA
Considerando:
a)o
Programa de Metas 2013-2016 do governo “Um tempo novo para São Paulo” que tem
por objetivo reduzir as desigualdades e possibilitar a estruturação de uma
cidade reconhecida como um lugar em que se vive com qualidade e que oferece oportunidade
para todos;
b)
o Documento denominado “Contexto, Diretrizes e Ações – considerações sobre o
currículo e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na Rede
Municipal de São Paulo: contexto e perspectivas”, que define as prioridades
para a cidade, especificamente quanto a desenvolver ações constantes e
sistêmicas para aprimorar a qualidade do Ensino Fundamental e o avanço da
aprendizagem pelos alunos;
Propomos
o curso optativo “O processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para o
desenvolvimento de habilidades” que apresentará aos professores as principais
contribuições das pesquisas na área de Educação Matemática sobre ensino e
aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental. Com base nessas
contribuições, tematizará o trabalho com Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental, buscando uma reflexão sobre ele com vistas a seu aprimoramento.
OBJETIVOS
Discutir
sobre a concepção de ensino e de aprendizagem que norteia o trabalho da
Matemática no Ensino Fundamental;
Refletir
sobre os processos de ensino e de aprendizagem para o desenvolvimento de
habilidades matemáticas propostas para anos iniciais do Ensino Fundamental;
Discutir
e conhecer propostas de intervenções pedagógicas para o avanço dos alunos com
relação ao seu processo de aprendizagem;
Apresentar
aos professores as contribuições das pesquisas na área de Educação Matemática
sobre ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental;
Socializar
e tematizar experiências ocorridas em turmas dos 4º e 5º anos, em Matemática,
propiciando a reflexão sobre a prática do professor.
CONTEÚDOS
Concepção
de ensino e de aprendizagem da Matemática;
Competências
e habilidades, em Matemática, relacionadas aos 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental;
Ensino
e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental: Números e
Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, e Tratamento da Informação;
A
resolução de problemas como eixo metodológico; Reflexão, planejamento, análise
e desenvolvimento de situações de aprendizagem de modo a propor novos encaminhamentos
para a melhoria das aprendizagens dos alunos;
Socialização,
reflexão e tematização de experiências ocorridas no Ensino Fundamental,
referentes à Matemática.
METODOLOGIA
A
metodologia visa fomentar a discussão e a reflexão sobre a concepção de ensino
e de aprendizagem da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A
dinâmica dos encontros possibilitará aos professores analisar, planejar e desenvolver
situações de aprendizagem, repertoriar-se sobre encaminhamentos e tratamento
dos conteúdos, e socializar suas práticas com as turmas.
PÚBLICO ALVO: Professores de
Educação Infantil e Ensino Fundamental I regentes de turmas de 4º e 5º anos do
Ensino Fundamental de 9 anos, e Professores de Educação Infantil e Ensino
Fundamental I em complemento de jornada (CJ) ou em Módulo que atuam nas Unidades
Educacionais pertencentes à DRE MP.
CARGA HORÁRIA: 18 horas presenciais.
CRONOGRAMA DOS
ENCONTROS: 13/08,
27/08, 10/09, 24/09, 22/10 e 05/11 - Horário: 19h às 22h
NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
de
agosto a novembro.
RECURSOS: Humanos: Regentes-
Gilberto Januario dos Santos – RF:801.593-7v1
Materiais:
Computador; Projetor de imagem; caixa de som,microfone.
LOCAL: Diretoria Regional de
Educação São Miguel – Núcleo de Leitura - Avenida Nordestina, 747 – São Miguel.
INSCRIÇÕES: As inscrições serão
realizadas por formulário próprio enviado às escolas, o qual deverá ser
devolvido ao setor de DOT-P pelo e-mail: karinepozzo@prefeitura.sp.gov.br.
Observação: serão
aceitas inscrições somente até o preenchimento do número de vagas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua baseada no atendimento da frequência mínima, na
participação das atividades e no desenvolvimento de situações de aprendizagem.
O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para não-satisfatório e “S” para
satisfatório. A frequência mínima será de 83,3%.
CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao
certificado os participantes que obtiverem conceito S (satisfatório) e
frequência igual ou superior a 83,3%.
REGENTE: Gilberto Januario dos
Santos – RF: 801.593-7/1 – Assistente Técnico de Educação I
ÁREA PROMOTORA: DRE São Miguel /
DOT-P
DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.57, DE 10 DE JULHO DE 2013.
O
Diretor da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, no uso de suas
atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação
Técnico Pedagógica da DRE São Miguel, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Escola Inclusiva, olhares
necessários a novos fazeres”.
Justificativa: Considerando a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96. O Decreto federal nº.
7.611, de 17/11/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento
educacional especializado e dá outras providencias;
O
DECRETO nº. 51.778, de 14 de setembro de 2010 que Institui a Política de Atendimento
de Educação Especial, no
âmbito
da Secretaria Municipal de Educação;
A
resolução CNE/CEB 04, de 02/10/09 que institui as diretrizes operacionais para
o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação
especial;
A
indicação CME nº. 06, aprovada em 15/09/05, que trata da inclusão no âmbito
escolar;
O
curso pretende oferecer formação continuada e envolver os profissionais da
educação que atuam nas Unidades Educacionais, nas questões relativas à
inclusão, com vistas a conhecer e implementar práticas favoráveis à educação
dos alunos com deficiência no contexto da escola comum, contemplando questões relativas
à proposta pedagógica, currículo, planejamento, avaliação e identificação de
necessidades educacionais especiais dos alunos deficientes em uma perspectiva
de Educação Inclusiva.
OBJETIVOS:
-
Compreender e atuar dentro da perspectiva de educação Inclusiva na criação de
um ambiente escolar baseado nas relações de aceitação, respeito e valorização
das diferenças;
-
Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo
adequado às necessidades educacionais especiais de ensino e aprendizagem dos
alunos com deficiência;
-
Contextualização do Projeto Político Pedagógico: Princípios e Valores;
-
Compreender o caráter das adaptações curriculares de pequeno porte promovidas
pelo professor;
-
Avaliação baseada nas três dimensões: enquanto valorização do trabalho
educativo; ato de cuidado, de respeito e
de
atenção; e acompanhamento do aluno do professor e do currículo, feitos em
parceria com os gestores escolares e com a comunidade;
-
Privilegiar o currículo como instrumento de reorientação das práticas do
professor e de vivência dos alunos;
-
Apropriar-se das orientações pedagógicas sobre adaptações e avaliação para o
atendimento educacional dos alunos com deficiência, autismo/ TGD na sala de
aula regular.
CONTEÚDO:
Conceito
de Educação Inclusiva:
-
Os fundamentos teóricos que sustentam a idéia de escola inclusiva;
-
Compreender e praticar o acolhimento à diversidade.
Conceito
de deficiência:
-
Estratégias de identificação das necessidades educacionais especiais:
-
Adaptações curriculares de pequeno porte;
-
Recursos educacionais para a acessibilidade e aprendizagem;
-
Rede de apoio.
Reflexões
sobre Avaliação:
-
As implicações da Teoria Histórico Cultural na área da Deficiência;
-
A Escolarização e Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência;
-
Currículo funcional (para quem e a quem cabe a elaboração).
METODOLOGIA:
-
Reflexões provocadas a partir de estudos de caso sobre alunos com deficiência,
autismo/ TGD;
-
Leitura e discussão de textos;
-
Discussões em grupo;
-
Apresentação expositiva;
-
Trechos de filmes e vídeos educativos que contextualizam situações de
deficiência, autismo/ TGD;
-
Orientação aos participantes sobre o fato de que os últimos 30 minutos de cada
dia de curso estarão abertos para que levem texto, livro ou artigo sobre o tema
deficiência, autismo/ TGD a fim de que este seja compartilhado e comentado.
PÚBLICO ALVO:
Professor
de Educação Infantil e Ensino fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II
e Médio que atuam nas
EMEFs
e na EMEFM e Professor de Educação Infantil e Ensino fundamental I, Professor
de Ensino Fundamental II e Médio que atuam na SAAI jurisdicionadas à DRE São
Miguel.
CARGA HORÁRIA: 12 horas.
TOTAL DE VAGAS: 360 vagas, sendo 40
vagas por turma.
CRONOGRAMA:
-
Datas: 12/08, 19/08, 26/08 e 02/09. Turmas A, B, C e D: das 8h às 11h. Turmas
E, F, G e H: das 14h Às 17h.
-
Datas: 14/08, 28/08, 11/09 e 25/09. Turma I: das 19h às 22h00.
LOCAL:
CEFOR
- DRE MP, situado na Subprefeitura de São Miguel, Rua Ana Flora Pinheiro s/n°..
AVALIAÇÃO:
Através
da análise da participação expressa pelos conceitos “NS” para não satisfatório
e “S” para satisfatório e aferição frequência.
CERTIFICAÇÃO:
Fará
jus à certificação os participantes que obtiverem o conceito “S” para
Satisfatório e frequência de 100 %.
REGENTES:
ALCINA
APARECIDA DE MELO - RF: 721.170.8/1; EUNICE SOUSA DO NASCIMENTO - RF:
684.053.1/1; EUNICE FABIANA DA SILVA SOBRAL - RF: 700.412.5/1; KARINA LEITE
RENTZ - RF: 753.190.7/1; KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1/1; NEIDE
APARECIDA CESAR SCHWARZWALDER - RF: 801.429.9/1;
ÁREA PROMOTORA: DRE MP / DOT -
Pedagógico / CEFAI.
DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.56, DE 10 DE JULHO DE 2013.
O
Diretor da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, no uso de suas
atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação
Técnico Pedagógica da DRE São Miguel COMUNICA a realização do Curso Optativo:
“Escola Inclusiva, olhares necessários a novos fazeres na Educação Infantil”.
JUSTIFICATIVA:
Considerando:
A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional nº. 9394/96 O Decreto federal
nº. 7.611, de 17/11/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento
educacional especializado e dá outras providencias;
O
DECRETO nº. 51.778, de 14 de setembro de 2010 que Institui a Política de
Atendimento de Educação Especial, no âmbito da Secretaria Municipal de
Educação; A resolução CNE/CEB 04, de 02/10/09 que institui as diretrizes operacionais
para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade
educação especial; A indicação CME nº. 06, aprovada em 15/09/05, que trata da
inclusão no âmbito escolar; Documento DE 17.04.13, Políticas Pedagógicas
Curriculares da SME - Gabinete do Secretario. Este curso pretende oferecer
formação continuada e envolver os profissionais da educação que atuam nas
Unidades Educacionais, nas questões relativas à inclusão, com vistas a conhecer
e implementar práticas favoráveis à educação dos alunos com deficiência no
contexto da escola comum, contemplando questões relativas à proposta
pedagógica, currículo, planejamento, avaliação e identificação de necessidades
educacionais especiais dos alunos deficientes numa perspectiva de Educação
Inclusiva.
OBJETIVOS:
-
Compreender e atuar dentro da perspectiva de educação Inclusiva na criação de
um ambiente escolar baseado nas relações de aceitação, respeito e valorização
das diferenças;
-
Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo
adequado às necessidades educacionais especiais de ensino e aprendizagem dos
alunos com deficiência;
-
Contextualização do Projeto Político Pedagógico: Princípios e Valores;
-
Compreender o caráter das adaptações curriculares de pequeno porte promovidas
pelo professor;
-
Avaliação baseada nas três dimensões: enquanto valorização do trabalho
educativo; ato de cuidado, de respeito e
de
atenção; e acompanhamento do aluno do professor e do currículo, feitos em
profunda parceria com os gestores escolares e com a comunidade;
-
Privilegiar o currículo como instrumento de reorientação das práticas do
professor e de vivência dos alunos;
-
Apropriar-se das orientações pedagógicas sobre adaptações e avaliação para o
atendimento educacional dos alunos com deficiência, autismo/ TGD na sala de
aula regular.
CONTEÚDO:
Conceito
de Educação Inclusiva:
-
Os fundamentos teóricos que sustentam a ideia de escola inclusiva;
-
Compreender e praticar o acolhimento à diversidade.
Conceito
de deficiência:
-
Estratégias de identificação das necessidades educacionais especiais:
-
Adaptações curriculares de pequeno porte;
-
Recursos educacionais para a acessibilidade e aprendizagem;
-
Rede de apoio.
Reflexões
sobre Avaliação:
-
As implicações da Teoria Histórico Cultural na área da Deficiência;
-
A Escolarização e Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência;
-
Currículo funcional (para quem e a quem cabe a elaboração).
METODOLOGIA:
-
Reflexões provocadas a partir de estudos de caso sobre alunos com deficiência,
autismo/ TGD;
-
Leitura e discussão de textos;
-
Discussões em grupo;
-
Apresentação expositiva;
-
Trechos de filmes e vídeos educativos que contextualizam situações de
deficiência, autismo/ TGD;
-
Orientação aos participantes sobre o fato de que os últimos 30 minutos de cada
dia de curso estarão abertos para que levem texto, livro ou artigo sobre o tema
deficiência, autismo/ TGD a fim de que este seja compartilhado e comentado.
PÚBLICO ALVO:
Professor
de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que
atuam nos CEIs e EMEIs e Professor de Educação Infantil, Professor de Educação
Infantil e Ensino Fundamental I que atuam na SAAI, jurisdicionados à DRE São
Miguel.
CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais.
TOTAL DE VAGAS: 360 vagas, sendo 40
vagas por turma.
CRONOGRAMA:
-
Datas: 16/09, 23/09, 30/09 e 07/10. Turmas: A, B, C, D - das 8h às 11h. Turmas:
E, F, G, H - das 14h às 17h.
-
Datas: 21/08, 04/09, 18/09 e 02/10. Turma: I - das 19h às 22h.
LOCAL: CEFOR situado na
Subprefeitura de São Miguel, Rua Ana Flora Pinheiro, nº 76.
AVALIAÇÃO: Através da análise
da participação expressa pelos conceitos “NS” para não satisfatório e “S” para
satisfatório e aferição frequência.
CERTIFICAÇÃO: Fará jus à
certificação os participantes que obtiverem o conceito “S” para Satisfatório e
frequência de 100 %.
REGENTES:
ALCINA APARECIDA DE MELO – RF: 721.170.8 v1; EUNICE SOUSA DO NASCIMENTO - RF:
684.053.1. v1; EUNICE FABIANA DA SILVA SOBRAL – RF: 700.412.5 v1; KARINA LEITE
RENTZ – RF: 753.190.7 v1; KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1. v1; NEIDE
APARECIDA CESAR SCHWARZWALDER – RF: 801.429.9 v1
ÁREA
PROMOTORA: DRE MP
/ DOT - Pedagógico / CEFAI
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