segunda-feira, 22 de julho de 2013

Boletim Informativo

Boletim informativo:
Cursos optativos publicados no Diário Oficial da cidade de São Paulo, publicado  em 20/07/2013.

COMUNICADO Nº 48, DE 04 DE JULHO DE 2013.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica DOT-P COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO: “Desafios do texto informativo na Educação Infantil”.

JUSTIFICATIVA

Considerando: o Documento denominado “Contexto, Diretrizes e Ações – considerações sobre o currículo e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na Rede Municipal de São Paulo: contexto e perspectivas”, que define as prioridades para a cidade, especificamente quanto a fortalecer a gestão da Educação Infantil que tem consonância com o conjunto de políticas educacionais voltadas à valorização da infância;

o processo histórico da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de São Paulo;

Propomos o Curso Optativo “Os desafios do texto informativo na Educação Infantil”, para Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que atuam nos CEIs e EMEIs” para discussão das finalidades e dos diferentes modos de ler na sociedade a partir da construção de critérios de escolha de livros e planejamento de boas práticas de leitura.

OBJETIVOS

Construir um conjunto de critérios para escolha de bons livros informativos;

Construir procedimentos para o trabalho com textos informativos;

Planejar, realizar e avaliar boas situações de leitura com textos informativos;

Tematizar práticas de leitura.

CONTEÚDOS

Critérios de escolha de livros informativos;

Práticas de leitura com textos informativos;

Comportamentos leitores;

Construção de procedimentos para compartilhar a informação encontrada no percurso de leitura e pesquisa;

METODOLOGIA

Os encontros foram elaborados de forma a se constituírem em espaços de reflexão e elaboração individual e coletiva de conhecimentos, onde se evidenciam a importância da participação ativa do Professor em todo processo de:

- Leitura e análise de textos;

- Trabalhos em grupo;

- Trabalhos de pesquisa autônomos;

- Debates orientados;

- Análise e elaboração de sequências didáticas.

PÚBLICO ALVO

Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I atuantes nos CEIs e nas EMEIs pertencentes à Diretoria Regional de Educação São Miguel.

NÚMERO DE VAGAS

TURMA A: 30 vagas – tarde   TURMA B: 30 vagas – noite  TURMA C: 30 vagas – tarde   TURMA D: 30 vagas – noite

CARGA HORÁRIA

16 horas presenciais.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS

TURMA A - Datas: 07/08, 28/08, 11/09 e 25/09 - Horário: das 14h às 18h

TURMA B - Datas: 07/08, 28/08, 11/09 e 25/09 - Horário: das 19h às 23h

Turma C – Datas: 02/10, 23/10, 06/11, 27/11 - Horário: das 14h às 18h

Turma D – Datas: 02/10, 23/10, 06/11, 27/11 - Horário: das 19h às 23h.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO - Agosto a Novembro de 2013.

RECURSOS

Humanos: Regentes- Estela Maria dos Santos – RF 573.309.0/2 / Gislayne de Carla Ferro – RF 573.318.9/3 / Simone

Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0/1

Materiais: Computador; Projetor de imagem; caixa de som, microfone; Livros Informativos; Textos informativos.

LOCAL - Diretoria Regional de Educação – São Miguel – Núcleo de leitura, situada na Av. Nordestina, 747 – São Miguel.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas por formulário on-line enviado para o e-mail das escolas, o qual deverá ser devolvido ao setor de DOT-P – DRE MP, e-mail: karinepozzo@prefeitura.sp.gov. Obs.: Serão aceitas inscrições somente até o preenchimento do número de vagas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua baseada no atendimento da frequência de 100%, na execução das tarefas. O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para não satisfatório e “S” para satisfatório. A frequência será de 100% e contendo a realização

das tarefas dos encontros.

CERTIFICAÇÃO Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito mínimo S (satisfatório) e frequência de 100%.

REGENTES

- Estela Maria dos Santos – RF 573.309.0/2;  Gislayne de Carla Ferro – RF 573.318.9/3; Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0/1    ÁREA PROMOTORA - DRE São Miguel / DOT P - Supervisão

 

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº 52, DE 04 DE JULHO DE 2013.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica DOT-P, COMUNICA a realização do Curso Optativo “O que é ser professor de crianças pequenas? Desafios e especificidades do educador da infância”.

JUSTIFICATIVA

A docência na Educação Infantil apresenta aspectos similares e também diferenciadores da docência dos demais níveis de ensino. Ser professor de crianças pequenas exige uma reflexão profunda sobre uma concepção de criança que reconheça o que é próprio da infância e ainda considere os pequenos como cidadãos que produzem culturas e são nela produzidos. Diante dessas especificidades, e de acordo com as propostas dos documentos produzidos pela Rede Municipal de Educação, referenciais nacionais e suportes teóricos de outros autores da área, visamos com a realização desse curso contribuir para a qualificação da formação e para o repensar das práticas dos educadores que atuam nas Unidades Educacionais - CEI e EMEI. Por que a escolha de trabalhar como educador da infância? Quais saberes e fazeres são indispensáveis à atuação do professor na Educação Infantil? Questões como essas irão suscitar importantes discussões acerca da garantia dos direitos das crianças pequenas e da valorização do educador da infância.

OBJETIVOS

- discutir sobre as concepções de infância/criança e suas relações com as práticas pedagógicas;

- refletir sobre aspectos da singularidade da docência na Educação infantil;

- compreender a importância dos diferentes atores envolvidos nos processos de acolhimento e desenvolvimento das crianças (famílias, professores e demais educadores da Unidade Educacional);

- discutir o conceito de práticas educativas cuidadosas;

CONTEÚDOS

- Concepções de infância e criança;

- Relações com as famílias e demais atores da Unidade Educacional;

- Práticas educativas cuidadosas;

- O planejamento, o registro e a escuta das vozes das crianças

- saberes e fazeres necessários do educador da infância.

METODOLOGIA

- Reflexões acerca de concepções e práticas a partir de diversos recursos: vídeos, imagens, de transcrição das falas das crianças;

- Leitura e reflexão de textos;

- Produção coletiva.

PÚBLICO ALVO

Professores de Educação Infantil e Professores de Educação Infantil e Fundamental I, que atuam nas Unidades de CEI e EMEI da DRE São Miguel.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas (Turma A)   30 vagas (Turma B)   30 vagas (turma C)

CARGA HORÁRIA - Carga horária total: 15 horas presenciais

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS

Turma A: 29/08, 05/09, 12/09, 19/09 e 26/09.

Horário: das 19h30 às 22h30

Turma B: 27/08, 17/09, 24/09, 01/10 e 08/10.

Horário: 14h00 às 17h00

Turma C: 03/10, 10/10, 17/10, 24/10 e 31/10.

Horário: das 19h30 às 22h30

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De agosto a outubro

RECURSOS - Humanos: Regentes- Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0 v1 e Cristiane Damasceno Nunes de Carvalho – RF 723.676.0 v1

Materiais: Computador; Projetor de imagem; caixa de som, microfone; vídeos e imagens de transcrição das falas das

crianças.

LOCAL - Centro de Formação (CEFOR) - DRE São Miguel - situado no prédio da Subprefeitura de São Miguel Paulista, Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, nº 76 – Vila Jacuí- São Paulo/SP

INSCRIÇÕES

Enviar e-mail para Karinepozzo@prefeitura.sp.gov.br, contendo a ficha de inscrição enviada para a Unidade educacional, devidamente preenchida.

AVALIAÇÃO

Por meio da análise da participação expressa pelos conceitos “NS” para não satisfatório e “S” para satisfatório, considerando a aferição da frequência de 100%.

CERTIFICAÇÃO

Os Professores que obtiverem participação considerada satisfatória expressa pelo conceito “S” e frequência mínima de 100% das horas presenciais receberão certificado de participação no curso.

REGENTE

Simone Costa Santos Gilsogamo de Oliveira – RF 723.404.0 v1 Cristiane Damasceno Nunes de Carvalho – RF 723.676.0 v1

ÁREA PROMOTORA DRE São Miguel/ DOT- P

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.50, DE 04 DE JULHO DE 2013

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO “O processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para o desenvolvimento de habilidades”.

JUSTIFICATIVA

Considerando:

a)o Programa de Metas 2013-2016 do governo “Um tempo novo para São Paulo” que tem por objetivo reduzir as desigualdades e possibilitar a estruturação de uma cidade reconhecida como um lugar em que se vive com qualidade e que oferece oportunidade para todos;

b) o Documento denominado “Contexto, Diretrizes e Ações – considerações sobre o currículo e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na Rede Municipal de São Paulo: contexto e perspectivas”, que define as prioridades para a cidade, especificamente quanto a desenvolver ações constantes e sistêmicas para aprimorar a qualidade do Ensino Fundamental e o avanço da aprendizagem pelos alunos;

Propomos o curso optativo “O processo de ensino e de aprendizagem da Matemática para o desenvolvimento de habilidades” que apresentará aos professores as principais contribuições das pesquisas na área de Educação Matemática sobre ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental. Com base nessas contribuições, tematizará o trabalho com Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, buscando uma reflexão sobre ele com vistas a seu aprimoramento.

OBJETIVOS

Discutir sobre a concepção de ensino e de aprendizagem que norteia o trabalho da Matemática no Ensino Fundamental;

Refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas propostas para anos iniciais do Ensino Fundamental;

Discutir e conhecer propostas de intervenções pedagógicas para o avanço dos alunos com relação ao seu processo de aprendizagem;

Apresentar aos professores as contribuições das pesquisas na área de Educação Matemática sobre ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental;

Socializar e tematizar experiências ocorridas em turmas dos 4º e 5º anos, em Matemática, propiciando a reflexão sobre a prática do professor.

CONTEÚDOS

Concepção de ensino e de aprendizagem da Matemática;

Competências e habilidades, em Matemática, relacionadas aos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;

Ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos do Ensino Fundamental: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, e Tratamento da Informação;

A resolução de problemas como eixo metodológico; Reflexão, planejamento, análise e desenvolvimento de situações de aprendizagem de modo a propor novos encaminhamentos para a melhoria das aprendizagens dos alunos;

Socialização, reflexão e tematização de experiências ocorridas no Ensino Fundamental, referentes à Matemática.

METODOLOGIA

A metodologia visa fomentar a discussão e a reflexão sobre a concepção de ensino e de aprendizagem da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A dinâmica dos encontros possibilitará aos professores analisar, planejar e desenvolver situações de aprendizagem, repertoriar-se sobre encaminhamentos e tratamento dos conteúdos, e socializar suas práticas com as turmas.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I regentes de turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 9 anos, e Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em complemento de jornada (CJ) ou em Módulo que atuam nas Unidades Educacionais pertencentes à DRE MP.

CARGA HORÁRIA: 18 horas presenciais.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS: 13/08, 27/08, 10/09, 24/09, 22/10 e 05/11 - Horário: 19h às 22h

NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO de agosto a novembro.

RECURSOS: Humanos: Regentes- Gilberto Januario dos Santos – RF:801.593-7v1

Materiais: Computador; Projetor de imagem; caixa de som,microfone.

LOCAL: Diretoria Regional de Educação São Miguel – Núcleo de Leitura - Avenida Nordestina, 747 – São Miguel.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas por formulário próprio enviado às escolas, o qual deverá ser devolvido ao setor de DOT-P pelo e-mail: karinepozzo@prefeitura.sp.gov.br.

Observação: serão aceitas inscrições somente até o preenchimento do número de vagas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua baseada no atendimento da frequência mínima, na participação das atividades e no desenvolvimento de situações de aprendizagem. O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para não-satisfatório e “S” para satisfatório. A frequência mínima será de 83,3%.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito S (satisfatório) e frequência igual ou superior a 83,3%.

REGENTE: Gilberto Januario dos Santos – RF: 801.593-7/1 – Assistente Técnico de Educação I

ÁREA PROMOTORA: DRE São Miguel / DOT-P

 

 

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.57, DE 10 DE JULHO DE 2013.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica da DRE São Miguel, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Escola Inclusiva, olhares necessários a novos fazeres”.

Justificativa: Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96. O Decreto federal nº. 7.611, de 17/11/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providencias;

O DECRETO nº. 51.778, de 14 de setembro de 2010 que Institui a Política de Atendimento de Educação Especial, no

âmbito da Secretaria Municipal de Educação;

A resolução CNE/CEB 04, de 02/10/09 que institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial;

A indicação CME nº. 06, aprovada em 15/09/05, que trata da inclusão no âmbito escolar;

O curso pretende oferecer formação continuada e envolver os profissionais da educação que atuam nas Unidades Educacionais, nas questões relativas à inclusão, com vistas a conhecer e implementar práticas favoráveis à educação dos alunos com deficiência no contexto da escola comum, contemplando questões relativas à proposta pedagógica, currículo, planejamento, avaliação e identificação de necessidades educacionais especiais dos alunos deficientes em uma perspectiva de Educação Inclusiva.

OBJETIVOS:

- Compreender e atuar dentro da perspectiva de educação Inclusiva na criação de um ambiente escolar baseado nas relações de aceitação, respeito e valorização das diferenças;

- Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades educacionais especiais de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência;

- Contextualização do Projeto Político Pedagógico: Princípios e Valores;

- Compreender o caráter das adaptações curriculares de pequeno porte promovidas pelo professor;

- Avaliação baseada nas três dimensões: enquanto valorização do trabalho educativo; ato de cuidado, de respeito e

de atenção; e acompanhamento do aluno do professor e do currículo, feitos em parceria com os gestores escolares e com a comunidade;

- Privilegiar o currículo como instrumento de reorientação das práticas do professor e de vivência dos alunos;

- Apropriar-se das orientações pedagógicas sobre adaptações e avaliação para o atendimento educacional dos alunos com deficiência, autismo/ TGD na sala de aula regular.

CONTEÚDO:

Conceito de Educação Inclusiva:

- Os fundamentos teóricos que sustentam a idéia de escola inclusiva;

- Compreender e praticar o acolhimento à diversidade.

Conceito de deficiência:

- Estratégias de identificação das necessidades educacionais especiais:

- Adaptações curriculares de pequeno porte;

- Recursos educacionais para a acessibilidade e aprendizagem;

- Rede de apoio.

Reflexões sobre Avaliação:

- As implicações da Teoria Histórico Cultural na área da Deficiência;

- A Escolarização e Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência;

- Currículo funcional (para quem e a quem cabe a elaboração).

METODOLOGIA:

- Reflexões provocadas a partir de estudos de caso sobre alunos com deficiência, autismo/ TGD;

- Leitura e discussão de textos;

- Discussões em grupo;

- Apresentação expositiva;

- Trechos de filmes e vídeos educativos que contextualizam situações de deficiência, autismo/ TGD;

- Orientação aos participantes sobre o fato de que os últimos 30 minutos de cada dia de curso estarão abertos para que levem texto, livro ou artigo sobre o tema deficiência, autismo/ TGD a fim de que este seja compartilhado e comentado.

PÚBLICO ALVO:

Professor de Educação Infantil e Ensino fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio que atuam nas

EMEFs e na EMEFM e Professor de Educação Infantil e Ensino fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio que atuam na SAAI jurisdicionadas à DRE São Miguel.

CARGA HORÁRIA: 12 horas.

TOTAL DE VAGAS: 360 vagas, sendo 40 vagas por turma.

CRONOGRAMA:

- Datas: 12/08, 19/08, 26/08 e 02/09. Turmas A, B, C e D: das 8h às 11h. Turmas E, F, G e H: das 14h Às 17h.

- Datas: 14/08, 28/08, 11/09 e 25/09. Turma I: das 19h às 22h00.

LOCAL:

CEFOR - DRE MP, situado na Subprefeitura de São Miguel, Rua Ana Flora Pinheiro s/n°..

AVALIAÇÃO:

Através da análise da participação expressa pelos conceitos “NS” para não satisfatório e “S” para satisfatório e aferição frequência.

CERTIFICAÇÃO:

Fará jus à certificação os participantes que obtiverem o conceito “S” para Satisfatório e frequência de 100 %.

REGENTES:

ALCINA APARECIDA DE MELO - RF: 721.170.8/1; EUNICE SOUSA DO NASCIMENTO - RF: 684.053.1/1; EUNICE FABIANA DA SILVA SOBRAL - RF: 700.412.5/1; KARINA LEITE RENTZ - RF: 753.190.7/1; KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1/1; NEIDE APARECIDA CESAR SCHWARZWALDER - RF: 801.429.9/1;

ÁREA PROMOTORA: DRE MP / DOT - Pedagógico / CEFAI.

 

 

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL - COMUNICADO Nº.56, DE 10 DE JULHO DE 2013.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação de São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica da DRE São Miguel COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Escola Inclusiva, olhares necessários a novos fazeres na Educação Infantil”.

JUSTIFICATIVA:

Considerando: A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional nº. 9394/96 O Decreto federal nº. 7.611, de 17/11/11, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providencias;

O DECRETO nº. 51.778, de 14 de setembro de 2010 que Institui a Política de Atendimento de Educação Especial, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação; A resolução CNE/CEB 04, de 02/10/09 que institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial; A indicação CME nº. 06, aprovada em 15/09/05, que trata da inclusão no âmbito escolar; Documento DE 17.04.13, Políticas Pedagógicas Curriculares da SME - Gabinete do Secretario. Este curso pretende oferecer formação continuada e envolver os profissionais da educação que atuam nas Unidades Educacionais, nas questões relativas à inclusão, com vistas a conhecer e implementar práticas favoráveis à educação dos alunos com deficiência no contexto da escola comum, contemplando questões relativas à proposta pedagógica, currículo, planejamento, avaliação e identificação de necessidades educacionais especiais dos alunos deficientes numa perspectiva de Educação Inclusiva.

OBJETIVOS:

- Compreender e atuar dentro da perspectiva de educação Inclusiva na criação de um ambiente escolar baseado nas relações de aceitação, respeito e valorização das diferenças;

- Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades educacionais especiais de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência;

- Contextualização do Projeto Político Pedagógico: Princípios e Valores;

- Compreender o caráter das adaptações curriculares de pequeno porte promovidas pelo professor;

- Avaliação baseada nas três dimensões: enquanto valorização do trabalho educativo; ato de cuidado, de respeito e

de atenção; e acompanhamento do aluno do professor e do currículo, feitos em profunda parceria com os gestores escolares e com a comunidade;

- Privilegiar o currículo como instrumento de reorientação das práticas do professor e de vivência dos alunos;

- Apropriar-se das orientações pedagógicas sobre adaptações e avaliação para o atendimento educacional dos alunos com deficiência, autismo/ TGD na sala de aula regular.

CONTEÚDO:

Conceito de Educação Inclusiva:

- Os fundamentos teóricos que sustentam a ideia de escola inclusiva;

- Compreender e praticar o acolhimento à diversidade.

Conceito de deficiência:

- Estratégias de identificação das necessidades educacionais especiais:

- Adaptações curriculares de pequeno porte;

- Recursos educacionais para a acessibilidade e aprendizagem;

- Rede de apoio.

Reflexões sobre Avaliação:

- As implicações da Teoria Histórico Cultural na área da Deficiência;

- A Escolarização e Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência;

- Currículo funcional (para quem e a quem cabe a elaboração).

METODOLOGIA:

- Reflexões provocadas a partir de estudos de caso sobre alunos com deficiência, autismo/ TGD;

- Leitura e discussão de textos;

- Discussões em grupo;

- Apresentação expositiva;

- Trechos de filmes e vídeos educativos que contextualizam situações de deficiência, autismo/ TGD;

- Orientação aos participantes sobre o fato de que os últimos 30 minutos de cada dia de curso estarão abertos para que levem texto, livro ou artigo sobre o tema deficiência, autismo/ TGD a fim de que este seja compartilhado e comentado.

PÚBLICO ALVO:

Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que atuam nos CEIs e EMEIs e Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que atuam na SAAI, jurisdicionados à DRE São Miguel.

CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais.

TOTAL DE VAGAS: 360 vagas, sendo 40 vagas por turma.

CRONOGRAMA:

- Datas: 16/09, 23/09, 30/09 e 07/10. Turmas: A, B, C, D - das 8h às 11h. Turmas: E, F, G, H - das 14h às 17h.

- Datas: 21/08, 04/09, 18/09 e 02/10. Turma: I - das 19h às 22h.

LOCAL: CEFOR situado na Subprefeitura de São Miguel, Rua Ana Flora Pinheiro, nº 76.

AVALIAÇÃO: Através da análise da participação expressa pelos conceitos “NS” para não satisfatório e “S” para satisfatório e aferição frequência.

CERTIFICAÇÃO: Fará jus à certificação os participantes que obtiverem o conceito “S” para Satisfatório e frequência de 100 %.

REGENTES: ALCINA APARECIDA DE MELO – RF: 721.170.8 v1; EUNICE SOUSA DO NASCIMENTO - RF: 684.053.1. v1; EUNICE FABIANA DA SILVA SOBRAL – RF: 700.412.5 v1; KARINA LEITE RENTZ – RF: 753.190.7 v1; KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596.1. v1; NEIDE APARECIDA CESAR SCHWARZWALDER – RF: 801.429.9 v1

ÁREA PROMOTORA:  DRE MP / DOT - Pedagógico / CEFAI

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