JUSTIFICATIVA:
No início do ano, a escola de
educação infantil enfrenta algumas
realidades. São elas:
- crianças que não conhecem esse
ambiente e sentem-se inseguras ou ansiosas devido ao novo espaço e às
pessoas que ainda não conhece;
- aquelas que simplesmente estão
com os olhos brilhando porque possuem uma expectativa positiva em relação
a esse espaço;
- e crianças que, apesar de já ter frequentado a escola no ano letivo
anterior, acostumam-se na férias com um ritmo diferente em
OBJETIVOS:
- Possibilitar
à criança construir vínculos afetivos com seus professores e colegas;
- Garantir
que criança se aproprie da rotina, conheça os espaços e se sinta mais
segura no ambiente escolar;
- Promover
a acolhida aos pais também no processo de adaptação da criança, para que
eles conheçam o ambiente que seus filhos permanecerão;
- Coletar
informações que permitam o desenvolvimento físico, emocional, afetivo,
cognitivo, linguístico e social;
- Promover
a integração entre as crianças e a equipe escolar.
ENVOLVIDOS: Equipe escolar, pais e crianças.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 06/02/2012 a 08/02/2013
AÇÕES PREVISTAS:
- Acolhimento,
no primeiro dia, das crianças nas suas respectivas classes, acompanhada de seus pais que
permanecerão pelo tempo que o professor achar conveniente e participará da
rotina com a criança. Nos dias
subsequentes somente entrarão os alunos, eventualmente o pai poderá acompanhar
a criança se realmente for necessário;
- Entrevista
com os pais para coletar informações sobre a criança;
- Apresentação
dos espaços da escola e a função de cada espaço;
- Apresentação
dos funcionários e da equipe gestora para a criança;
- Dinâmicas
e brincadeiras que promovam a
interação entre as crianças;
- Construção
coletiva das regras e combinados para o bom convívio na escola;
- Leitura de livros infantis que auxiliem o processo de adaptação;
- Rodas de conversa para as
crianças e professoras se conhecerem.
- O
período de acolhimento deverá ser avaliado pela equipe para se detectar os
pontos positivos e negativos, corrigindo aquilo que for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário