sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PROJETO DE ACOLHIMENTO - ANO LETIVO 2013


EMEI OVÍDIO DECROLY

PROJETO DE ACOLHIMENTO - ANO LETIVO 2013


JUSTIFICATIVA:

            No início do ano a escola recebe crianças que participavam de outro ambiente diferente, seja da CEI ou de casa, além daquelas que já tiveram a vivência nesse ambiente no ano anterior, no entanto, teve o período grande que permaneceu em casa e terá uma nova professora e a mudança de rotina daquela que acostumou nas férias. Todo esse contexto faz com que haja necessidade de um período de adaptação para que se sinta acolhida e queira estar nesse espaço, conhecendo, brincando, se integrando.

            Além disso, verifica-se a importância de um contato mais próximo e individualizado com os pais para que a professora possa conhecer seus filhos e dessa forma encontrar caminhos para que se desenvolvam de maneira gradual, nos aspectos  físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social.

OBJETIVOS:

  • Possibilitar à criança construir vínculos afetivos com seus professores e colegas;
  • Garantir que criança se aproprie da rotina, conheça os espaços e se sinta mais segura no ambiente escolar;
  • Promover a acolhida aos pais também no processo de adaptação da criança, para que eles conheçam o ambiente que seus filhos permanecerão;
  • Coletar informações que permitam o desenvolvimento físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social;
  • Promover a integração entre as crianças e a equipe escolar.

ENVOLVIDOS: Equipe escolar, pais e crianças


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 06/02/2012  a  08/02/2013

HORÁRIO:

  • 1º período : das 9 às 12h
  • 2º período : das 14h às 17h


AÇÕES PREVISTAS:

  • Acolhimento, no primeiro dia, das crianças nas suas respectivas classes,  acompanhada de seus pais que permanecerão pelo tempo que o professor achar conveniente e participará da rotina com a criança. Nos  dias subseqüentes somente entrarão os alunos, eventualmente o pai poderá acompanhar a criança se realmente for necessário;
  • Entrevista com os pais para coletar informações sobre a criança;
  • Apresentação dos espaços da escola e a função de cada espaço;
  • Apresentação dos funcionários e da equipe gestora para a criança;
  • Dinâmicas e brincadeiras que promovam   a interação entre as crianças;
  • Construção coletiva das regras e combinados para o bom convívio na escola;
  • Leitura de livros infantis  que auxiliem o processo de adaptação.

Sugestões de livros :
- Coleção TEO descobre o Mundo
- Ninoca vai a escola
- Ai, que medo!!! – Regina Siguemoto e Martinez
- Banho! – Mariana Masarani
- A turma na escola Iduina Mont’ Alverne Chaves
- Camilão, o comilão – Ana Maria Machado
- A história do pequeno Pingüim – Andrey Wood
- Adivinha quanto eu te amo – Sam MacBratney
- Coleção : Quem tem medo.
  • Rodas de conversa para as crianças e professoras se conhecerem.

AVALIAÇÃO:

  • O período de acolhimento deverá ser avaliado pela equipe para se detectar os pontos positivos e negativos, corrigindo aquilo que for necessário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário