EMEI OVÍDIO DECROLY
PROJETO DE ACOLHIMENTO
- ANO LETIVO 2013
JUSTIFICATIVA:
No início do ano a escola recebe
crianças que participavam de outro ambiente diferente, seja da CEI ou de casa,
além daquelas que já tiveram a vivência nesse ambiente no ano anterior, no
entanto, teve o período grande que permaneceu em casa e terá uma nova
professora e a mudança de rotina daquela que acostumou nas férias. Todo esse
contexto faz com que haja necessidade de um período de adaptação para que se
sinta acolhida e queira estar nesse espaço, conhecendo, brincando, se
integrando.
Além disso, verifica-se a importância
de um contato mais próximo e individualizado com os pais para que a professora
possa conhecer seus filhos e dessa forma encontrar caminhos para que se
desenvolvam de maneira gradual, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo,
linguístico e social.
OBJETIVOS:
- Possibilitar à criança construir vínculos afetivos com seus professores e colegas;
- Garantir que criança se aproprie da rotina, conheça os espaços e se sinta mais segura no ambiente escolar;
- Promover a acolhida aos pais também no processo de adaptação da criança, para que eles conheçam o ambiente que seus filhos permanecerão;
- Coletar informações que permitam o desenvolvimento físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social;
- Promover a integração entre as crianças e a equipe escolar.
ENVOLVIDOS: Equipe escolar, pais e crianças
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 06/02/2012 a 08/02/2013
HORÁRIO:
- 1º período : das 9 às 12h
- 2º período : das 14h às 17h
AÇÕES PREVISTAS:
- Acolhimento, no primeiro dia, das crianças nas suas respectivas classes, acompanhada de seus pais que permanecerão pelo tempo que o professor achar conveniente e participará da rotina com a criança. Nos dias subseqüentes somente entrarão os alunos, eventualmente o pai poderá acompanhar a criança se realmente for necessário;
- Entrevista com os pais para coletar informações sobre a criança;
- Apresentação dos espaços da escola e a função de cada espaço;
- Apresentação dos funcionários e da equipe gestora para a criança;
- Dinâmicas e brincadeiras que promovam a interação entre as crianças;
- Construção coletiva das regras e combinados para o bom convívio na escola;
- Leitura de livros infantis que auxiliem o processo de adaptação.
Sugestões de livros :
- Coleção TEO descobre o Mundo
- Ninoca vai a escola
- Ai, que medo!!! – Regina Siguemoto e
Martinez
- Banho! – Mariana Masarani
- A turma na escola Iduina Mont’
Alverne Chaves
-
Camilão, o comilão – Ana Maria Machado
-
A história do pequeno Pingüim – Andrey Wood
- Adivinha quanto eu te amo – Sam MacBratney
- Coleção : Quem tem medo.
- Rodas de conversa para as crianças e professoras se conhecerem.
AVALIAÇÃO:
- O período de acolhimento deverá ser avaliado pela equipe para se detectar os pontos positivos e negativos, corrigindo aquilo que for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário