sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia 05/03/2014: um momento para se ter prazer de ler e ouvir histórias infantis



Contadora de história voluntária: Taciana (profissional da equipe de apoio)
Justificativa: A ideia de se construir uma atividade diferenciada entre crianças, suas famílias e equipe escolar foi concebida como parte das ações planejadas para incentivar tais pessoas a ter um contato maior com os livros e as histórias de modo prazeroso, além de se buscar momentos para a integração entre os envolvidos.

Objetivos:
·         Incentivar as crianças seus familiares e equipe escolar a ter mais contato com livros e a gostar de ler;
·         Mostrar para quem cuida das crianças a importância de reservar um pequeno espaço do seu tempo para ler, conversar sobre as histórias que a criança conhece na escola e que poderá  levar para casa, além de conhecer outras histórias fora do ambiente escolar;
·         Ressaltar que ler e contar histórias deve estar acompanhado de prazer, e pode ser uma ação muito simples.

 Ações
·         Propor para a equipe escolar transformar a quarta-feira de cinzas numa atividade diferenciada para efetuar uma atividade entre a comunidade escolar envolvendo o incentivo à leitura;
·         Buscar entre a equipe escolar um voluntário para contar histórias que demonstre o prazer de ler e contar;
·         Divulgar com cartazes e bilhetes o evento;
·         Efetuar listas com diferentes horários, nas quais os responsáveis podem ter liberdade para escolher um mais conveniente;
·         Dispor um funcionário na hora da saída das crianças para atender os responsáveis interessados durante uma semana;
·         Organizar duas salas para as seguintes atividades:

o   Primeiro momento - na sala para a contação de história: conversa sobre a importância de criar momentos onde o prazer de ler e ouvir faça parte da vida das crianças e contação de história;

o   Segundo momento -  numa segunda sala livros dispostos em diferentes mesinhas: os responsáveis são orientados a explorar os livrinhos dispostos junto com as crianças.

 Avaliação:
·         Analisar sobre a adesão da família em relação à sua participação no evento;
·         Pesquisar com os envolvidos os pontos positivos e negativos da ação;
·         Fazer uso dos resultados obtidos para a elaboração de novas ações relacionadas ao incentivo à leitura.



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