HOMENAGEM A QUEM CUIDA DE MIM
Responsáveis:
·
Direção e coordenação pedagógica – Organização dos recursos materiais e humanos,
conforme programação abaixo.
·
Professoras – Realização das atividades com as
crianças, confecção de lembrança para a mãe e
realização das ações no Dia da Família conforme programação abaixo.
Justificativa:
Observa-se a imensa
importância de se tornar claro que a escola e a família devem ser parceiras
constantes para se construir condições concretas voltadas ao desenvolvimento
pleno da criança. Para isso, é necessário que se criem momentos os quais
oportunizem o contato maior entre esses parceiros de forma prazerosa, lúdica e
que oportunize uma reflexão sobre tal importância. O Dia das mães é uma data
bastante propícia para essa finalidade. Desse modo, a equipe escolar espera
chegar nos seguintes objetivos.
No
decorrer das aulas com as crianças
·
Criar
situações em sala para se discutir com as crianças sobre a importância de quem
cuida delas, independentemente de ser a mãe biológica;
·
Discutir
em roda de conversa e realizar diferentes atividades voltadas para a
importância de se ajudar as pessoas que convivem juntas;
·
Aproveitar
o tema para o desenvolvimento de boas atitudes e de diferentes linguagens
(oral, escrita, artística e matemática).
·
Espera-se
que o encontro entre as pessoas que cuidam das crianças e a equipe escolar
propicie um momento para
Refletir
sobre a importância do cuidar;
Ressaltar
a importância de se brincar e desenvolver uma atividade prazerosa com seu filho
ou sua filha;
Homenagear
a pessoa responsável pela criança.
·
Atividades
anexas.
·
Programação do Dia da Família:
7:00
horas – professoras divididas por salas, conforme o que segue,
deverão organizar os materiais em duas mesas dispostas para esse fim, as quais
serão colocadas de acordo pela equipe da Gocil após a saída das crianças na
sexta (Todo o material que será usado em cada sala deverá estar organizado até
sexta-feira em caixas.)
8:00
/ 10:00 horas – entrada pelo pátio, sendo que as duas
portas das laterais devem estar abertas e as portas do meio fechada, com o
telão disposto nesse espaço. Na lateral direita devemos dispor duas mesas para
servir suco e bolacha (caso alguém tenha jarras para emprestar seria muito
bom). Enquanto as mães entram, no telão deverão ser passadas mensagens com
fundo musical e imagens das crianças.
8:15
/ 10:15
1.
Conversa rápida com as mães sobre como o
tempo passa muito rápido e a importância de se aproveitar cada momento que
temos com os nossos filhos de forma prazerosa;
2.
Vídeo
Antes que eles cresçam (5 minutos);
3.
Conversa com as mães sobre a importância de
se buscar o prazer de fazer algumas coisas com os filhos que muitas vezes uma
boa parte não consegue fazer pela falta de tempo: brincar
4.
Alongamento;
5.
Três músicas as quais a Ana coordenará;
6.
Mensagem sobre a importância do cuidar (3
minutos);
7.
Para finalizar esta etapa, orientaremos as
mães para ir até às professoras de seus filhos, que deverão estar em frente às
mesas dispostas, receber uma plantinha e retirar do saquinho que deverá estar
na mão de uma das professoras de cada turma para sortear um número para
participar de uma oficina nas salas de aula.
Cada sala deverá contar com as seguintes
professoras, após a apresentação no pátio.
SALAS
|
CANTINHOS COM
MATERIAIS DIVERSIFICADOS PARA UTILIZAÇÃO LIVRE DAS MÃES COM SEUS(SUAS)
FILHOS(AS)
|
2
|
Bete, Elaine Cristina, e Mari – Silvana
(recebe as mães)
|
3
|
Zenadi, Jandira e Elaine Aparecida - Arlene
(recebe as mães)
|
CONFECÇÃO DE DESENHO
NO PANO DE PRATO
|
|
4
|
Rosa, Simone, Samuelle e Darci – Nilce
(recebe as mães)
|
5
|
Adriana Franca, Jennifer e Wanja - Andreia (recebe as mães)
|
Enquanto as professoras das turmas estão
distribuindo as plantinhas e sorteando as salas em que as mães participarão da
oficina, pelo menos uma professora ou que não é da turma deverá estar recebendo
as mães que irão para as salas.
Imagens do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário