segunda-feira, 7 de julho de 2014

DIA DA FAMÍLIA – 10 DE MAIO DE 2014

HOMENAGEM A QUEM CUIDA DE MIM
 

 
 
Responsáveis:

·         Direção e coordenação pedagógica – Organização dos recursos materiais e humanos, conforme programação abaixo.

·         Professoras – Realização das atividades com as crianças, confecção de lembrança para a mãe e  realização das ações no Dia da Família conforme programação abaixo.


Justificativa: Observa-se a imensa importância de se tornar claro que a escola e a família devem ser parceiras constantes para se construir condições concretas voltadas ao desenvolvimento pleno da criança. Para isso, é necessário que se criem momentos os quais oportunizem o contato maior entre esses parceiros de forma prazerosa, lúdica e que oportunize uma reflexão sobre tal importância. O Dia das mães é uma data bastante propícia para essa finalidade. Desse modo, a equipe escolar espera chegar nos seguintes objetivos.

 
Objetivos:

No decorrer das aulas com as crianças

·         Criar situações em sala para se discutir com as crianças sobre a importância de quem cuida delas, independentemente de ser a mãe biológica;

·         Discutir em roda de conversa e realizar diferentes atividades voltadas para a importância de se ajudar as pessoas que convivem juntas;

·         Aproveitar o tema para o desenvolvimento de boas atitudes e de diferentes linguagens (oral, escrita, artística e matemática).
 
 
 
No dia programado para o encontro com a família

·         Espera-se que o encontro entre as pessoas que cuidam das crianças e a equipe escolar propicie um momento para

Refletir sobre a importância do cuidar;

Ressaltar a importância de se brincar e desenvolver uma atividade prazerosa com seu filho ou sua filha;

Homenagear a pessoa responsável pela criança.

 
Ações:

·         Atividades anexas.
  

   
 
 

·         Programação do Dia da Família:

7:00 horas – professoras divididas por salas, conforme o que segue, deverão organizar os materiais em duas mesas dispostas para esse fim, as quais serão colocadas de acordo pela equipe da Gocil após a saída das crianças na sexta (Todo o material que será usado em cada sala deverá estar organizado até sexta-feira em caixas.)

8:00 / 10:00 horas – entrada pelo pátio, sendo que as duas portas das laterais devem estar abertas e as portas do meio fechada, com o telão disposto nesse espaço. Na lateral direita devemos dispor duas mesas para servir suco e bolacha (caso alguém tenha jarras para emprestar seria muito bom). Enquanto as mães entram, no telão deverão ser passadas mensagens com fundo musical e imagens das crianças.

8:15 / 10:15

1.      Conversa rápida com as mães sobre como o tempo passa muito rápido e a importância de se aproveitar cada momento que temos com os nossos filhos de forma prazerosa;

2.       Vídeo Antes que eles cresçam (5 minutos);
 

3.      Conversa com as mães sobre a importância de se buscar o prazer de fazer algumas coisas com os filhos que muitas vezes uma boa parte não consegue fazer pela falta de tempo: brincar

4.      Alongamento;

5.      Três músicas as quais a Ana coordenará;

6.      Mensagem sobre a importância do cuidar (3 minutos);

7.      Para finalizar esta etapa, orientaremos as mães para ir até às professoras de seus filhos, que deverão estar em frente às mesas dispostas, receber uma plantinha e retirar do saquinho que deverá estar na mão de uma das professoras de cada turma para sortear um número para participar de uma oficina nas salas de aula.

 

Cada sala deverá contar com as seguintes professoras, após a apresentação no pátio.

 
SALAS
 
CANTINHOS COM MATERIAIS DIVERSIFICADOS PARA UTILIZAÇÃO LIVRE DAS MÃES COM SEUS(SUAS) FILHOS(AS)
2
Bete, Elaine Cristina, e Mari – Silvana (recebe as mães)
3
Zenadi, Jandira e Elaine Aparecida -  Arlene  (recebe as mães)
 
CONFECÇÃO DE DESENHO NO PANO DE PRATO
4
Rosa, Simone, Samuelle e Darci – Nilce (recebe as mães)
5
Adriana Franca, Jennifer e Wanja -  Andreia (recebe as mães)


Enquanto as professoras das turmas estão distribuindo as plantinhas e sorteando as salas em que as mães participarão da oficina, pelo menos uma professora ou que não é da turma deverá estar recebendo as mães que irão para as salas.

 Avaliação: Análise com o grupo e com as famílias sobre as ações ocorridas, na qual se deve fazer levantamento dos pontos positivos e dos pontos que incidem de correção para uma oportunidade.
 
 
 Imagens do dia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário